fbpx

STORYTELLING NO MARKETING JURÍDICO

O storytelling é uma técnica de contar histórias e engajar um determinado tipo de consumidor.

Esse conceito começou a ser melhor estudado em 1993, quando Joe Lambert lançou um projeto chamado “American Film Institute” nos Estados Unidos. O projeto estimulava pessoas a contar suas histórias de vida em uma linguagem voltada ao digital.
Como já falamos no artigo sobre pensar como empresa (https://seijnetbrasil.com.br/pensar-como-empresa-no-marketing-juridico/), não é mais possível que os escritórios pensem apenas em missão, visão e valores. É necessário que se pense como empresa, inclusive, na hora de trabalhar na conquista de potenciais clientes.

Mas como se beneficiar desta técnica? Como contar histórias sem expor um cliente?

O primeiro ponto que pode ser explorado é a história do escritório e sua tradição. Explorar não só a reputação e credibilidade, mas também nomeações, premiações e legados deixados pelos seus fundadores é uma forma de contar uma história.
Vale lembrar que o escritório é feito de pessoas que, em sua essência, buscam algo em comum como a justiça. Esse princípio bem trabalhado, além de promover um valor para o cliente que tem um problema, reforça a reputação do escritório e sua humanização.

Uma outra forma de contar a trajetória de um escritório é falar da trajetória dos seus colaboradores desde a sua formação.

Não há vergonha nenhuma em contar os altos e baixos da carreira. As histórias de filmes, por exemplo, conectam tanto pois contam sempre a trajetória de uma pessoa comum que produziu grandes feitos, mas com momentos de dúvidas e incertezas. O nome técnico desta estratégia dentro do Storytelling é chamado de JORNADA DO HERÓI.

Ser vulnerável em contar a sua história certamente é uma forma altamente atrativa de atrair clientes, seja de forma orgânica ou paga.
É possível também contar uma história de um case de sucesso sem expor o nome do cliente. Contar como foi difícil o caso e como a defesa se posicionou, os momentos decisivos em que foi necessário o cliente e advogado estarem juntos pela causa também é uma forma excelente de contar uma boa história jurídica.

Com essas técnicas, o seu escritório poderá se beneficiar para construir reputação e conquista de clientes.