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CONFECCIONANDO O MANUAL DO CLIENTE IDEAL

Você já parou para pensar como deve ser um manual do cliente para os colaboradores e novos colaboradores do escritório? Se trata de uma forma de padronização de atendimento para que se tenha um diferencial. Esse manual poderá ser agregado à cultura organizacional do escritório, que também é considerado uma empresa.

Quais são os benefícios do manual do cliente para o seu escritório?

Toda relação entre cliente e advogado (a) é uma relação contratual que preza por princípios como transparência, boa-fé etc. Esses princípios não são exclusivos de empresas comuns, e precisam ser considerados também nos contratos jurídicos.
Essa relação entre cliente e advogado (a) possui sempre muitas reclamações de ambas as partes como: cliente que liga fora da hora do expediente, o advogado (a) que não presta conta do andamento do processo ou é frio na relação.
Por isso, estabelecer um material que faça não só o novo colaborador, mas também os que já trabalham no escritório entenderem sobre a política de tratamento ao cliente pode fazer com que o escritório reforce ainda mais o seu diferencial competitivo de humanização.

O que se pode adicionar em um manual do cliente?

O que se deve colocar no manual do cliente?
• Como agir na hora da prospecção?
• Qual a linguagem de resposta perante as redes sociais e observando os princípios
da OAB?
• Como não se portar em caso de crise nas redes sociais ou polêmicas?
• Qual o tempo de resposta de uma pergunta em redes sociais?
• Até qual ponto deverá se entregar uma informação relevante ao potencial cliente?
• Qual o tempo médio para retornar os contatos prospectados?
• Qual o tempo de entrada na petição inicial do cliente?
• Qual o tempo de entrega do contrato solicitado?
• Como será feita e em quanto tempo será entregue as informações das
movimentações processuais?
• Como ocorrerá a entrega de documentos?
• Como avisar gentilmente sobre o horário de atendimento?
• Qual o prazo para o cliente assinar as documentações?
• Qual a política de privacidade dos dados dos clientes em plataformas de email
marketing ou mesmo do próprio contrato?
• Será entregue algum documento com essas informações ou será de forma verbal?
Será impresso ou digital?

Lembre-se que o escritório deve sempre atentar ao design, logo e linguagem do mesmo.

Qual o melhor formato?

Nada de apresentação em Powerpoint ou um documento normal! Há meios mais sofisticados de criar um manual.

O www.canva.com possui diversos modelos prontos de apresentações interessantes que podem ser confeccionadas!

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